Resumo dos samba-rock

domingo, 7 de maio de 2023

POT-POURRI RITMOS E CORES BRASILEIRAS

POT-POURRI RITMOS E CORES BRASILEIRAS

LP VERDE E AMARELO (1969)

 

BATUQUE (TRADICIONAL)

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO (CAETANO VELOSO)

ESTÃO VOLTANDO AS FLORES (PAULO SOLEDADE)

O TEU CABELO NÃO NEGA (RAUL VALENÇA / JOÃO VALENÇA / LAMARTINE BABO)

DÓ-RÉ-MI (FERNANDO CÉSAR)

JURA (J. B. DA SILVA "SINHÔ")

BRASILEIRINHO (WALDIR AZEVEDO)

BAIÃO (LUIZ GONZAGA / HUMBERTO TEIXEIRA)

XAXADO (LUIZ GONZAGA / HERVÉ CORDOVIL)

BATE O BOMBO (GUIO DE MORAIS)

CHULA (TRADICIONAL)

PESINHO (TRADICIONAL)

WAVE (TOM JOBIM)

 

Como disse anteriormente

Sou originário da África

Escutem minha forma primitiva

Que foi trazida por escravos negros à minha terra

O batuque

Gostaria de apresentar-lhes a minha família

Se me permitem

Apresento-lhes

A marcha

Que é ao meu lado

A música mais popular

Comecemos com a marcha mais quente

O frevo

A palavra é derivada de “ferver”

É uma mistura polca europeia

Com a capoeira de Angola

A marcha nobre

Também chamada “marcha rancho”

Que tem uma atmosfera pastoral

A marcha mais representativa

É sem dúvida a de carnaval

Ei-la

Como vocês já sabem

A minha terra foi colonizada por portugueses

E o fado era uma influência muito forte para eu fugir dela

Eis-me como samba canção

O maxixe e o choro são meus parentes ortodoxos

E ambos têm a minha batida típica dos velhos tempos

O maxixe

Agora o choro

Há poucos anos

O baião, que é filho do xaxado,

Outro parente do nordeste de meu país,

Fez muito sucesso por esse mundo afora

Lembram-se?!

Agora o xaxado

Que sou eu com influência espanhola e indígena

A minha família no nordeste é muito numerosa

E se assemelham uns aos outros como

O coco

Rojão

Toada

Chamego

Xote

E maracatu

Toda e qualquer música e dança de um país

Estão condicionadas a uma mudança periódica de caracteres e estilos

Por isso existe na minha terra

Devido a sua grande extensão territorial

Uma grande permeabilidade

No sul do país, por exemplo,

Na música e na dança

Notamos diversas influências        

Dos espanhóis

A chula

Dos portugueses

O pesinho

E muitas outras mais

Que são tocadas e dançadas nos fandangos

Nome dado aos bailes populares sulinos

Em meados de mil, novecentos e cinquenta e oito

Então surgi para o mundo com uma nova roupagem

Que me apresentava moderno, mais esnobe, mais refinado,

E deram-me o nome de bossa nova

Que tal visitar a minha terra?

O Brasil!

Sei que vou para um enamorado de tela

Agora um intervalo para um delicioso cafezinho brasileiro

E depois o encantamento de um buquê de lindas melodias

Verdes e amarelas

 

Letrasdesambarock.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário